Anjos não Tem Asas

 

jan_steen_-_tobias_en_sarah_bidden_terwijl_rafael_bindt_de_demon

The Wedding Night of Tobias and Sarah, Jan Steen. Museum Bredius collection. Image: Wikimedia Commons

Geralmente os anjos são retratados com asas por causa das descrições simbólicas encontradas na Bíblia.

É correto dizer que criaturas espirituais não têm corpo material com asas literais — nem rosto, mãos, pés, ou outras partes do corpo. Todavia, ocasionalmente, quando anjos apareciam a servos de Deus, eles devem ter tido a aparência de homens comuns, pois eram confundidos com estes. — Gênesis 18:2, 22; 19:1; Juízes 6:11-22.
O profeta Ezequiel viu “quatro criaturas viventes” e, numa visão posterior, identificou-as como querubins. (Ezequiel 1:5; 9:3; 10:3) Cada um desses tinha quatro asas, o que indica sua habilidade de reagir prontamente, em qualquer direção, às ordens de Deus. “Não se viravam ao irem; cada uma ia diretamente para a frente . . . Elas iam aonde quer que o espírito se inclinava a ir. Não se viravam ao irem.” — Ezequiel 1:6, 9, 12.
As criaturas chamadas serafins, que Isaías viu, tinham seis asas. (Isaías 6:1, 2) Havia diferenças mesmo entre uma e outra visão de Ezequiel. Na primeira, tinham pés, mãos debaixo de cada uma das quatro asas e quatro faces (na semelhança da face de homem, de leão, de touro, e de águia). Na visão seguinte, uma das faces era como a de querubim em vez de como a de touro, talvez para indicar o grande poder dos querubins. Ainda numa visão posterior da decoração dum templo simbólico, Ezequiel viu querubins que tinham apenas duas faces, uma de homem e a outra de leão. (Ezequiel 1:5-11; 10:7-17; 41:18, 19) No Santíssimo do tabernáculo, bem como no templo construído por Salomão em Jerusalém, havia querubins que tinham duas asas. Estes ficavam na tampa de ouro da caixa chamada de arca do pacto. Os dois querubins de ouro tinham sua face voltada um para o outro, e ambos tinham duas asas que se estendiam sobre a Arca. (Êxodo 25:10-22; 37:6-9) Por cima da Arca (e sua tampa) no templo de Salomão postavam-se dois querubins maiores recobertos de ouro, cada qual tendo duas asas estendidas. — 1 Reis 8:6-8; 1 Crônicas 28:18; 2 Crônicas 5:7, 8.

Josefo escreveu: “Quanto a [esses] querubins, ninguém pode dizer, ou imaginar, qual era sua aparência.” Assim, alguns peritos e artistas baseiam sua representação de anjos (especialmente de querubins) nos chamados antigos protótipos do Oriente Próximo referentes a deuses na forma de animais alados. Mas um guia mais confiável é o comentário de Ezequiel de que aqueles que ele viu “tinham a semelhança de homem terreno”. (Ezequiel 1:5)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s