NÃO CONFIO PORQUE DISCORDO.

Há tempos atrás, um amigo reclamou comigo que não concordava em nada com as suas atitudes. Chegou a dizer que tentava de tudo para ter a minha aprovação.

As vezes as pessoas não conseguem lidar com a oposição, idéias contrárias. Eu acredito que a discordância é saudável. O pensamento único é sempre uma falsa zona de conforto. Eu finjo que concordo e você acredita que eu concordo.

Nelson Rodrigues sempre falou que a unanimidade é burra.

Nos conceitos modernos, a unidade não passa pela unanimidade, mas sim pelos objetivos e ações comuns. E que por mais difícil que pareça, a oposição é saudável pelo simples fato de obrigar as pessoas a fazerem o melhor para conquistar os “oposicionistas”. Mas querer que todos tenham um entendimento profundo e consensual em relação a objetivos e ações comuns, é como pregar um prego com a mão. Alguns loucos conseguem, sem machucar as mãos, porém na maioria das vezes não é possível executar a tarefa.

Meu amigo que após um extenso email, reclamando da minha postura, falou que as pessoas o apoiavam.

Respondi para ele que amigo não são só aqueles que dão tapinhas nas costas ou sempre elogiam.

O conceito de amizade e confiança passa muito além da concordância. Ouvir alguém falar que se você discorda é porque não confia na pessoa, é ofensivo, tacanho e mediocre.

Trabalho com clientes dos mais diversas idades, formação. Sempre que alguém me solicita um trabalho que não vai ter um resultado bom, coloco a minha posição. Entretanto, sempre faço o que é pedido. As vezes o nível de exigencia do cliente não é o mesmo que o meu. Outras vezes, o nível de exigência é muito maior que o meu. Com algumas pessoas desenvolvi um grau de confinça muito grande que nem preciso apresentar um prova antes para aprovação. A confiança e o conhecimento vem com o tempo.

Aprendi a discordar de idéias e não de pessoas. E também, a seguir a maioria quando ela decide algo diferente do que penso.

A minha confiança em alguém, passa muito mais pelos objetivos e ações comuns, do que pela concordância cega ou sobrenatural.

Quero sempre ter a liberdade de escolher e votar nas coisas e pessoas nas quais acredito, não sobrenaturalmente mas pela proximidade de idéias.

Confio, mas nem por isso sou obrigado a concordar sempre.

Mas continuamos a caminhar juntos.

Deixe um comentário

