O ECUMENISMO BATISTA-MAÇÔNICO

O mais interessante é esta mistura de símbolos ornamentos, que se misturam num “ecumenismo” espalhado por diversas igrejas.
Enquanto alguns atacam com fervor, taxando como demoníaca a sociedade secreta maçônica, outros apenas colocam com uma sociedade secreta que visa o bem.
Eu não sou contra e nem a favor.
Muito pelo contrário, apenas acredito que deve haver respeito pela religião alheia.
Aliás, o início dos batistas do Brazil, através de Salomão Ginsburg, traz como pano de fundo a maçonaria. Reza a lenda, que se não fosse a maçonaria, Ginsburg teria sido morto e o trabalho dos batistas no nas terras tupiniquins não teria começado.
Salomão Luiz Ginsburg fundou, em 1902, o Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, o qual, no próximo ano estará comemorando o seu Centenário, inclusive com a realização da Assembléia Anual da Convenção Batista Brasileira nesta Cidade do Recife como parte da efeméride. Salomão Ginsburg toi membro da “Duke de Clarence Lodge°, na Cidade de Salvador, da , Restauração Pernambucana, em Recife e, na jurisdição da Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo é patrono da Loja nº 3 – Loja Salomão Ginsburg.
Ginsburg foi o fundador, na cidade de São Fidélis no Estado do Rio de Janeiro, da Loja Maçônica Auxílio à Virtude (02/07/1894) e da “Egreja DE CHRISTO, CHAMADA BATISTA” (27/07/1894). que foi a primeira Igreja Batista em São Fidélis Segundo o mesmo autor (9, pg. 64), o primeiro Templo Batista construído no Brasil, foi o da Primeira Igreja Batista de Campos, edificado sob o pastorado de Salomão Ginsburg e com a colaboração financeira dos Maçons.
Em 1921, Salomão Luiz Ginsburg, Missionário da Junta de Missões Estrangeiras de Richmond, publicou o seu livro “Um Judeu Errante no Brasil “, sua autobiografia. Encontra-se em algumas partes de seu relato a descrição de sua condição de Maçom (5, pg. 82 e 83 ).
A maçonaria não é tão ruim como alguns afirmam.
Alguns dados importantes:
A Maçonaria é uma Ordem Universal formada de homens de todas as raças, credos e nacionalidades, acolhidos por suas qualidades morais e intelectuais e reunidos com a finalidade de construírem uma Sociedade Humana, fundada no Amor Fraternal, na esperança com amor à Deus, à Pátria, à Família e ao Próximo, com Tolerância, Virtude e Sabedoria e com a constante investigação da Verdade e sob a tríade LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE, dentro dos princípios da Ordem, da Razão e da Justiça.

Os símbolos:
O compasso é o símbolo do espírito, do pensamento nas diversas formas de raciocínio, e também do relativo (círculo) dependente do ponto inicial (absoluto). Os círculos traçados com o compasso representam as lojas.
O Esquadro resulta da união da linha vertical com a linha horizontal, é o símbolo da retidão e também da ação do Homem sobre a matéria e da ação do Homem sobre si mesmo. Significa que devemos regular a nossa conduta e as nossas ações pela linha e pela régua maçónica, pelo temor de Deus, a quem temos de prestar contas das nossas acções, palavras e pensamentos. Emite a ideia inflexível da imparcialidade e precisão de carácter. Simboliza a moralidade.
O esquadro e o compasso simbolizam também a materialidade do homem e sua espiritualidade.
Quando juntos e na sua apresentação representam respectivamente e dependendo de como se arrumam as Lojas e os trabalhos e ritual de Aprendiz, Companheiro ou Mestre.
As Colunas são os símbolos dos limites do mundo criado, da vida e da morte, do elemento masculino e do elemento feminino, do activo e do passivo. Estas são também representações físicas das duas colunas da entrada do Templo de Salomão.
O que fica muito estranho é este “ecumenismo” arquitetonico e religioso.
Como a Bíblia diz, não dá para servir a Deus e a Mamon ao mesmo tempo.
E esta mistura de compasso, colunas e outros símbolos maçonicos em algumas igrejas exarceba o bom senso.
Coincidentemente, algumas destas igrejas que misturam o sacro e o profano, passam há muitos anos pelo ostracismo de fé e renovação espiritual.
Mera coincidência?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s