LOTERIA DA SAÚDE


Eu pensei primeiro em colocar aquelas fotos que o Ministério da Saúde usa para chocar e expor as pessoas que estão doentes.
Todos sabemos que nem todos que fumam ficarão naquele estado.
Os danos e consequências, a maioria que fuma, conhece e não faz questão de parar.
O importante é lembrar que apesar de todos nós sermos independentes, nossos atos tem sempre consequências para aqueles que estão proximos de nós.
Eu não fumo. Mas se alguém estiver fumando do meu lado, vou fumar junto por causa da fumaça.
Um tio meu, morreu de efisema pulmonar, devido ao fumo.
Lembro que quando era adolescente, minha tia falava que ele fumava o cigarro mais fraquinho, senão me engano o nome do cigarro era Havaí. Conversando depois com amigos, lembro que eles me falaram que o cigarro era um dos mais fortes e mais horriveis que existiam. Depois me lembro que ele passou a fumar Hollywood. Não adiantou muito. Não sei qual era a aparência física dele na época da morte, mas lembro que na adolescência a pele já era envelhecida, tinha dificuldade em respirar e todo mundo era obrigado a fumar com ele.
Soube que ele ficou internado durante algumas semanas em um hospital.
Ele morreu e deixou minha tia sozinha.
O filho não a levou para morar com ela.
As consequências são sempre para os que ficam.

No início do ano, a Souza Cruz (leia-se British American Tobacco) foi condenada numa decisão judicial ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), que proibe a empresa de manter a atividade de degustação de fumo, realizada com funcionários da própria companhia.
A Souza Cruz, que tem sua matriz no Rio de Janeiro, mantinha um local chamado de Painel de Avaliação Sensorial, voltado para a experimentação e avaliação de cigarros. Características como gosto, aroma, e acidez eram avaliadas. Trabalhadores de todas as áreas da empresa eram chamados a participar da degustação, e recebiam incentivos salariais, caso aceitassem a proposta. De acordo com o MPT, executivos da área de produção e desenvolvimento da empresa eram obrigados a participar do painel e não recebiam nenhum abono extra pela função.
A mesma Souza Cruz, divulga, com orgulho, seu pioneirismo e inovação na criação de cigarros de baixos teores e a tecnologia do filtro de carvão ativado. Uma tentativa de manter seus consumidores vivos por mais tempo.
Não devemos esquecer o excelente filme O Informante com Russel Crowe e Al Pacino, indicado a 7 Oscars (inclusive de melhor filme) que mostra a saga de um homem comum contra a multinacional dos cigarros revelando pesquisas que provavam que o cigarro vicia e que as companhias sabiam e se utilizavam deste artifício contra os consumidores.

http://www.youtube.com/get_player

Quem fuma pode continuar jogando nesta loteria.
Mas quem vai continuar ganhando, serão sempre as companhias de cigarro.

2 comentários sobre “LOTERIA DA SAÚDE

  1. Diario da Fafi disse:

    OláComo ex-fumante eu conheço bem a Souza Cruz.Ela matou meu pai e quase me matou também.agora, graças aos deuses, estou sem fumar a 14 anos. se depender de mim, a Souza Cruz vai falir. Beijos.

Deixe um comentário

