DISCIPLINA OU PUNIÇÃO? pt 3

Uma das coisas que talvez mais eu precise melhorar em mim, seja a paciência.
Aliás, aumentar.
Tolerância.
É uma punição algumas atitudes, atos ou vícios dos outros.
Imagino a desgraça que eu causo com as minhas atitudes, meus atos e meus vícios.
Eu ouvi na semana passada, uma declaração bastante contundente: você me irrita tocando, se você entra por uma porta eu saio pela outra. Há algumas semanas atrás, ouvi quase a mesma coisa de outra pessoa, uma declaração com o mesmo teor.
O mais interessante que os dois não sabem o motivo deste ódio.
Parei para refletir e analisar, se o problema estava nas minhas atitudes, atos ou vícios.
Relacionei (mentalmente) os vícios, reprisei os meus momentos com os dois e minhas atitudes.
Nada que pudesse causar um ódio e irritação tão grandes. Inexplicável.
Será que em alguma vida passada nós eramos inimigos?
Como não acredito nisto, só posso creditar estas declarações a outra coisa.
Que punição!
Mas estas atitudes fazem lembrar este anúncio:
http://www.youtube.com/v/tZtEaQCsNEk&hl=en
Só pode ser uma transferência de algo escondido (ou estampado) da parte deles, e que eu personifique nas suas mentes o problema, que não é meu, mas deles.
A disciplina da tolerância é prioridade nos dias que encontro os dois, mesmo que seja apenas um bom dia, oi ou até logo.
Como já matei socialmente outros dois, não quero ser punido por este ato, indolor.
Mesmo criticado pela Morte Social, continuo achando que é a melhor atitude.
Se começo retaliações ou atos semelhantes (ou até piores) receberia o mesmo tipo de crítica.
Logo…
Ninguém consegue ser tolerante o tempo todo, e muito menos, intolerante pelo mesmo tempo. Continuo com o disco arranhado, as diferenças contribuem com o todo.
E saber conviver e aprender com outros, talvez seja o mais difícil.
E punir alguém por não compartilhar do mesmo pensamento, é facista, nazista, autoritário.
Comecei a disciplina através do discipulado.
Fazer dever de casa, decorar, escrever, responder…nossa!
Eu nem lembrava mais como era isso.
Escola primária perde.
Bem, só com o tempo vou saber se é uma punição ou disciplina.

3 comentários sobre “DISCIPLINA OU PUNIÇÃO? pt 3

  1. Diogo de Jesus Pereira disse:

    Talvez seja uma punição mascarada de disciplina. Talvez seja uma disciplina mascarada de punição. Talvez sejam as duas. Talvez não seja nenhuma delas. Talvez seja tudo. Talvez seja nada. Quem é você? Quem sou eu? Você sabe que em sou?

  2. Carol Rodrigues disse:

    Nossa!!! Eu vejo nitidamente que eu tbm preciso melhorar a minha paciência, minha tolerância… Os problemas que eu tive, nos últimos tempos, foi por causa disso.Eu sei o porque das pessoas não gostarem de mim, e o ultimo problema, foi com uma pessoa que se sentia menosprezada e ofendida com a minha falta de paciência, falta de tato…Eu bem q tentei me retratar, mas tem coisa que é melhor deixar quieto!o.Opa-ssa-da

Deixe um comentário

