LOTERIA DO SABER

Você que está lendo este blog, livros, jornais ou revistas recebeu um bilhete de loteria quando criança sem saber o que estava ganhando.
Trabalho numa lanhouse, numa comunidade carente no Rio de Janeiro. Inclusão digital para os desafortunados.
Pensar que a internet está substituindo a leitura de jornais ou revistas seria excelente, se fosse verdade. Entretanto, o acesso serve para ler recados em Orkut, conversas pelo Messenger, ver videos no Youtube e jogar online.
Quando usam a web para pesquisa, usam Wikipedia, fonte não confiável de informação. Copiam trechos que caibam numa página, imprimem e entregam para suas professoras. E elas aceitam.
Temos um grande problema social, cultural e econômico. E hoje, o que presenciamos é reflexo de uma política de descaso de décadas, quando os colégios e ensino foram aos poucos sucateados.
Não adianta o presidente Lula ir para televisão fazer discursos panfletários, informando que a parcela de miseráveis no país diminuiu, e que eles agora são pobres(!!!) graças as ações do seu governo.
Continuamos a ter pessoas sem escola, professores ganhando no nordeste do Brasil R$ 60,00 por mês, enquanto vemos um ministro gastar 170 mil reais através de um cartão corporativo, comprando coisas para uso pessoal.
O nosso problema não é só o analfabetismo, incluo também a ignorância produzida em massa pela televisão, a serviço do modus operandi e do status quo.
O voto poderia mudar a situação do país, se as pessoas, na sua maioria tivessem acesso a informação e capacidade de discernir e escolher com consciência e responsabilidade seus governantes.
Se num estado como São Paulo, Paulo Maluf pode ser eleito várias vezes, e no Rio, Cesar Maia acaba sendo um dos melhores prefeitos da cidade, imagine nos centros onde a informação não chega e onde as pessoas se tornam animais nos currais eleitorais.
Projetos educacionais ou leis apresentam a teatralidade dos nossos governantes.
As pequenas ações individuais, se somam ao todo para melhorar o país.
Temos que dividir com os semelhantes as nossas experiências, para incentivar mais pessoas a sentirem-se estimuladas a mudar o país através do conhecimento.
Eu recebi o prêmio.
Você também.
A maioria entrou na Roleta Russa da ignorância.

Anúncios

Um comentário sobre “LOTERIA DO SABER

  1. Georgia disse:

    Em Natal, lugar onde vivem os meus pais os professores recebem um salário de 60 reais.Você escreveu com muita propriedade quando diz que o orkut, you tube está substituindo à leitura de um livro.Agora essa sua frase aqui tocou-me profundamente:”Você que está lendo este blog, livros, jornais ou revistas recebeu um bilhete de loteria quando criança sem saber o que estava ganhando.”Muito obrigada por sua participacao.Valeu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s